segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Saiu Blender 2.61 com o novo render cycles

   O novo Blender 2.61 acaba de ser lançado e com uma grande novidade, seu novo renderizador integrado em seu sistema, o cycles. Que há tempos em desenvolvimento em versões buids, finalmente foi integrado a uma versão estável do blender. Ao inicia o programa ele já está automaticamente ativado sem a necessidade de ativa-lo nos ADDONS.




Blender 2.61




Render cycles 


O novo  Blender está disponível para Download na Fundação Blender

Um forte abraço!


sábado, 10 de dezembro de 2011

Aprenda a renderizar em wireframe no Blender 2.60


   - Que tal aprender a renderizar em wireframe seus modelos no Blender 2.60a ? 
   Pelas minhas andanças na internet acabei encontrando Um blog que se chama Canal 3D, que disponibiliza um fantástico tutorial que ensina deixa seus     modelos no estilo wireframe iguais como estão na foto abaixo; 
      Esse tipo de visualização de malha se chama "wireframe", traduzindo: fio de arame. Fica muito interessante o resultado, pois permite ao artista mostrar o processo de construção do objeto, valorizando a sua modelagem. 
     O tutorial que é um vídeo, mostra todo o processo para chegar a esse resultado, não tem fala nenhuma, mas é possível aprender com as ações que ocorrem.
      Esse vídeo é de autoria do artista brasileiro Jozadaque do Canal 3D!

      
Video-aula


WIREFRAME




Um Abraço à todos!




sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Aprenda animar o voo dos pássaros

   
   O site brendanbody está disponibilizando em seu domínio um fantástico guia de estudos sobre o voo dos pássaros. É uma grande fonte de estudos pra animadores em geral. Como na imagem abaixo, existem vídeos, desenhos-guias esquematizados mostrando a posição do membro em cada frame e também imagens referencias das aves em ação,e outras como comparação dos membros das aves com os dos seres humanos.
    Pra que está animando no momento e vai necessitar de alguém voando na cena, fica aqui a dica de hoje.











      Se quiser acessar o site clique no endereço abaixo:




Até a próxima! 




quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Imagens gratuitas de pessoas pra download!!!



    O blog Pixel Flakes está disponibilizando 20 imagens de pessoas pra baixar. Essas imagens são excelente no   uso de maquetes eletrônicas no caso de demonstrar ambientes externos e internos.
    Para fazer o download dessas imagens é só acessar aqui!

Até a próxima !

Nova edição da revista gratuita CGARENA





        Acaba de sair mais uma edição da revista CGarena. O site cgarena publica                             bimestralmente uma revista que trás  artigos e tutoriais na área de CG.
       Se você quer fazer o Download da revista é só acessar aqui!

       Um detalhe: Pra baixar a revista tem que se cadastrar no site que é gratuito.

 

Um forte abraço e até a próxima!



terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Colorindo no Photoshop


 Muitos desenhistas de História em quadrinhos, independente de qualquer estilo, mangá, americano ou europeu, buscam por conhecimentos de como colorir seus quadrinhos no Photoshop. Até mesmo aqui no Blog eu de vez em quando posto tutorias e making offs de trabalhos coloridos no PS. Então me lembrei de um vídeo muito bom que existe no youtube que mostra em tempo real a colorização de um desenho onde o artista mostra suas técnicas usadas pra chegar onde deseja. Obviamente eu vou por abaixo para vocês assistirem e tirar o maximo proveito desse vídeo.




Espero que tenham gostado. Um forte abraço e até a próxima!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Baixe 70 imagens panoramicas

  Exatamente 70 imagens panorâmicas estão sendo oferecidas pelo site cgarena para download. Todas com excelentes qualidade de resolução. Outra coisa importante de dizer aqui, elas não são imagens HDRI. Agora o  bom de usar essas imagens é na aplicação de texturas de mundo de programas 3D.






  Que tal dar um conferida no site e baixar algumas ou todas essas imagens pra serem incluídas em sua biblioteca de texturas?
 

Pra ter acesso a essas imagens é só clicar nesse endereço abaixo:

Um abraço e até a proxima!

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Baixe texturas de pisos

O site Formica que é de uma empresa de construção pisos oferece downloads de suas texturas pra profissionais da área de construção civil e designers. Essas texturas estão em altíssima resolução chegando as vezes ao tamanho de 10 mega com tamanhos de 2480x3508. Abaixo deixo um exemplo da imagem de um mármore que baixei pra vocês verem:


Pisos de madeira


Boa imagem

Pra baixar as imagens é só acessar aqui!
Obrigado e até a próxima!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Making off de ilustração no Photoshop

O site cgarena divulgou mais um making off de uma ilustração no estilo cartoon de um artista polonês chamado "Michael Dziekan". Nessa obra é muito recomendada pra ilustradores de HQ, pois  apresenta os conceitos de construção e pós-produção da obra, também como o uso das cores e de composição. Abaixo você pode ter uma ideia da obra do artista, que por sinal é fantástica.









Muito bom não é?
-Se você quiser ter acesso a essa matéria é só acessar aqui!

Até a próxima!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Aprenda a fechar e abrir a mão automaticamente no Blender 3D

 Quem trabalha com animação 3D, sabe o quanto é difícil selecionar e animar cada dedo da mão pra criar uma ação no tempo. um exemplo disso é o abrir e fechar da mão, como quem vai fechar pra dar um soco e depois abrir-la para voltar a posição inicial.
 - E você sabia que existe uma maneira mais fácil e automática pra facilitar sua vida ?
   A possibilidade acontece usando Constrains e Actions do Blender para abrir e fechar as mãos; Mas explicando por aqui fica difícil de entender, então deixo o meu Amigo, Pedro augusto mostrar no vídeo-tutorial que ele criou,como é todo esse processo:



    Percebendo pelo vídeo cria-se uma animação no Action editor do blender e depois associamos há um bone  que controla toda essa animação pelos constrains aplicado.
  -Outro detalhe: esse tutorial foi feito no Blender 2.49, Mas ainda é perfeitamente possível usar no 
Blender 2.60.
  
Um forte abraço e até a próxima!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Blender Art Magazine Nº 35


A Revista online gratuita Blender Art Magazine de Nº 35 acaba de sair do forno. E como todos sabem, seu     conteúdo é todo voltado para a divulgação e desenvolvimento do Blender 3D. Dessa vez o tema da revista foi Construção de personagens. Infelizmente houve um atraso no lançamento da revista que deveria sair em setembro, mas saiu só agora.

Quem quiser fazer o download da revista é só clicar aqui! 
Um forte abraço e até a próxima!

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Regras da composição

  Existem técnicas na área da Fotografia na parte da composição de imagens que podem ajudar em muito na hora de criar suas imagens ou renders, tornando-os cada vez mais atraentes. E elas serão bastantes úteis na hora de apresentar seu portfólio ou curriculum gráfico.
  É por essa questão que sempre recomendo um estudo básico de fotografia para o auxílio da composição de suas cenas. Com o intuito de ajudar os usuários iniciantes na área de computação gráfica, eu trouxe um artigo falando exatamente sobre como compor de maneira adequadas seus projetos e cenas, que foi publicado no site CGarena explicando sobre as regras da composição. Abaixo os tópicos que são abordados:
 
 Regras da composição:
 Depth of fields
 Movimentos no espaço
 Preenchimento da cena
 Pronfundidade de uma cena


DEPTH OF FIELDS


REGRA DOS TERÇOS


PROFUNDIDADE DA CENA


 Se você quiser ver o artigo é só acessar o endereço:

um forte abraço e até a proxima!



sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Blender 2.60



               Acaba de sair a  mais nova versão do programa gratuito mais famoso do mundo, o Blender 2.60!
               Baixei essa versão e posso dizer que está muito mais estável que as anteriores.
               Pra baixar o programa é só acessar o endereço da fundação blender que é : www.blender.org

Um abraço e até a próxima!


sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Aprendendo 3D na base

  Quando iniciamos em qualquer programa 3D, precisamos adquirir algumas noções sobre alguns conceitos básicos sobre 3D.
   Nas escolas em Matemática, aprendemos alguns conceitos de Geometria sobre os objetos Bidimensionais e     -Tridimensionais como arestas, linhas, semi-retas, planos e etc. E um pouco disso é aplicado nos programas 3D, mas não tão aprofundados. Por isso que conforme o nosso desenvolvimento vai sendo aprofundado, nós vamos lembrando das aulas de Geometria que tivemos na escola. E é com esse conhecimento e mais outros que todo usuário de qualquer programa 3D precisa conhecer quando está iniciando.
     Por isso que trago nessa postagem de hoje, um tutorial que saiu no site CGARENA explicando exatamente isso que acabei de escrever com o título : " O que é essa coisa 3D? " para todos os usuários iniciantes em qualquer programa 3D.











    Outros conceitos como nurbs, coordenadas 2D e 3D, vertex, edges, displace, faces são alguns conceitos  adquiridos no iniciar da caminhada para o aprendizado do iniciante. 
    Se quiser acessar o tutorial é só acessar aqui!
Um abraço e até a próxima!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Matéria falando sobre o Rei leão 3D

   Saiu uma matéria na Fxguide falando da conversão do filme Rei leão para 3d. Mas não é uma animação em 3d onde os personagens são modelados e animados, mas sim, usando o antigo filme animado para uma nova tecnologia dos dias de hoje em projeção 3d.
   Há uma breve entrevista, inclusive um vídeo mostrando os bastidores dessa conversão. Os cinéfilos de plantão, como eu, esperam ansiosamente o filme chegar nas telas.













A materia publica se encontra nesse endereço:


um abraço e até aproxima!

Site com estudos de articulação para personagens 3D



Depois de modelarmos um personagem 3D pra animação, ainda precisamos associar ossos para influencia da       articulação dos membros nos pontos certos. Usando o conhecimento correto nesses momentos ajuda bastante, principalmente quando perdemos horas e horas ajustando o lugar certo do Bone, ou osso.
  E o site Articulation, se especializou em divulgar seus estudos para que profissionais possam usufruir desse conhecimento para um melhor aproveitamento de seus trabalhos.




  O que você pode encontrar nesse site é:

  - Modelation for Articulation
    Nesse tópico será mostrado a modelagem correta dos vértices para
    ter uma topologia na hora de associar com os bones.
  - Articulation Theory
    Uma pequena teoria sobre, mas de grande importancia para o estudo das articulações.
  - Mesh Clean Up
    Ainda em contrução.
  - Articulation the body
    Estudos das articulações do corpo.
  - Articulation the Face
    Estudos das articulações da face.

    Se quiser acessar o site é só clicar aqui!
    Bons estudos e até a próxima!


     

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Animation scout


    O site Animation scout oferece recursos para o estudo de animação para personagens 3D, no momento tem 5 vídeos ensinando o básico de animações com essas figuras.

 
    O site é novo e promete o que diz. Também é possível baixar esses personagens . Vale apena conferir esse material, pois está direcionado a personagens modelados em qualquer programa 3D.
    quem estiver interessado em acessar o site é só clicar aqui!

um forte abraço e até a proxima!!!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Linda pintura digital de Natalie no Photoshop

  
 Mais um incrível Obra de pintura digital feito no Photoshop que foi publicado no site CGArena de uma personagem chamada Natalie.
   O autor da obra descreve em alguns passos como utilizou os recursos de pintura no Photoshop até chegar no resultado final e pra quem está começando aprender a utilizar o Photoshop é uma boa dica ver um Making Off dos artistas experientes.





-É Impressionante não é?
Se você ficou entusiasmado com as imagens e quer conferir o tutorial é só clicar aqui.
Um forte abraço e até a proxima!

domingo, 4 de setembro de 2011

Frame by frame - Site de frames de animações famosas

   Mais um site com referencias de animação, é o Frame by Frame. Ele disponibiliza em seu domínio  
frames de desenhos animados famosos.
  Vários frames de desenhos conhecidos do público estão disponibilizados para estudos de animação.
   Foram postado lá também cada frame separado em sequencia para analise de cada posição do frame.
   Pra quem gosta de animar é muito mais que uma referencia esse site, é uma obrigação!
   São poucos os estudos como esse em que podemos ter um material de gente grande da área de animação.


Kida em o Reino Perdido.

A Pequena Sereia.


O Gigante de Ferro.

Pra ter acesso ao site é só acessar o endereço:

Um abraço e bom estudos!


sábado, 3 de setembro de 2011

Chegou o novo Blender 2.59


  Acaba de ser lançado a versão mais nova do programa open source mais famoso do mundo o 
             -Blender 2.59.
            Isso quer dizer que estamos bem próximos da tão esperada versão 2.60 que chegará repleta 
               de novidades maravilhosas.
            Para fazer o download da nova versão do é só entrar no site da Fundação Blender, que é
              

Um abraço a todos e até a proxima!!!!


            

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Saiu a nova edição da revista Blender Art Magazine


 Como todos sabem, existe uma revista mensal especializada sobre Blender que se chama Blender Art Magazine. A edição de número 34 está com muitas novidades. veja a lista abaixo:


- Articles/Tutorials on Tank Treads Ring for Games
   Nesse artigo é ensinado um rig de esteira de tanque pra usar na game engine.
-Basic Rigging of a Fish
   Nesse é ensinado como criar um rigging básico de um peixe.
-Building a Switchless and Intuitive Body Rig
   Neste tutorial explica os parentescos e constrains que é usado em um boneco cartoon.
-Timing and Spacing
   Neste capitulo é um ensianmento sobre animação na linha do tempo.
-Python scripting for artists
   Aqui é ensinado para os artístas o uso do python.
-BlenRig 4.0 - Auto-Rigging & Skinning system
   Um sistema de rigging no Blender 2.50 explicando o uso de uma malha por todo o boneco para criar      
   deformações  especiais e baixar algun addons. 

    o download da revista poderá ser feito aqui nesse endereço:



Até à próxima !!!!

Site com referências para animação

   Referências são muito importantes na hora de criar certas animações, por isso o site reference reference!    (não digitei errado é assim que se chama mesmo), se especializou em criar vários vídeos de pessoas reais fazendo todo tipo de movimento na tela para que você animador possa se basear no movimento correto da animação. Veja abaixo dois vídeos de referencias:

Lindas referencias


Capoeira referencias
 
 vídeos de referencias do site 

         Eu já coloquei nos meus favoritos, vale à pena; 
         visite o site acessando o endereço: http://www.referencereference.com/index.html

Um abraço e até à próxima!!!!
         
  

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Linda matéria falando sobre o filme RIO

  O site Animation world network publicou uma matéria muito interessante sobre a produção do filme Rio entrevistando os artístas que participaram do filme e comentando as dificuldades de produzir tal animação.





  Se você deseja ver a matéria é só clicar aqui.

Até a próxima!

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Novo Blender 2.58a disponível pra download


  O Blender ganhou mais uma versão é a 2.58a que mais uma vez trouxe mais estabilidade e melhorias ao soft. A familia 2.5 trouxe mudanças bastantes sensíveis e significativas ao Blender pra alegria dos usuários.
  Pra conhecer essa nova versão basta acessar o site da Fundação Blender que é :

Um abraço e até a proxima!



Estudo básico de desenho

   Encontrei um site que elaborou um estudo completo de desenho básico. Através dele o aluno poderá aprender desde os princípios básicos ao avançado para desenhar corretamente.
  - Mas você deve estar se perguntado, por que preciso saber disso e onde entra isso em CG ?
  - Simples!
  Se gosta de desenhar é uma boa oportunidade para aprimorar sua habilidade e conhecimentos. Se não, serve para aprender alguns conhecimentos fundamentais para boa modelagem de pessoas e animais seguindo a proporção correta de construção. deixe me mostrar alguns exemplos:


    Nessa imagem mostra a diferença do cranio masculino e feminino onde o do homem é maior menos estreito, ao contrário da mulher que é mais arrendondado e a testa menos angular.
    Quando estiveres modelando isso ajuda a diferenciar os sexos.

Estudo dos musculos


Estudo da luz e sombra
Esquema de contrução de personagens

   Segue a lista dos tópicos que o estudo aborda:

           1. Esboçar

2. Anatomia humana e desenho da figura


3. Anatomia animal


4. Juntando tudo: anthros


5. Luz e sombra




    Um curso tão bom que só tem um defeito, foi feito todo em inglês, mas nada como o bom e santo google tradutor pra ajudar.
    Pra acessar o curso é só acessar no endereço abaixo:


Bons estudos e até a proxima!

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