terça-feira, 22 de novembro de 2011

Baixe texturas de pisos

O site Formica que é de uma empresa de construção pisos oferece downloads de suas texturas pra profissionais da área de construção civil e designers. Essas texturas estão em altíssima resolução chegando as vezes ao tamanho de 10 mega com tamanhos de 2480x3508. Abaixo deixo um exemplo da imagem de um mármore que baixei pra vocês verem:


Pisos de madeira


Boa imagem

Pra baixar as imagens é só acessar aqui!
Obrigado e até a próxima!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Making off de ilustração no Photoshop

O site cgarena divulgou mais um making off de uma ilustração no estilo cartoon de um artista polonês chamado "Michael Dziekan". Nessa obra é muito recomendada pra ilustradores de HQ, pois  apresenta os conceitos de construção e pós-produção da obra, também como o uso das cores e de composição. Abaixo você pode ter uma ideia da obra do artista, que por sinal é fantástica.









Muito bom não é?
-Se você quiser ter acesso a essa matéria é só acessar aqui!

Até a próxima!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Aprenda a fechar e abrir a mão automaticamente no Blender 3D

 Quem trabalha com animação 3D, sabe o quanto é difícil selecionar e animar cada dedo da mão pra criar uma ação no tempo. um exemplo disso é o abrir e fechar da mão, como quem vai fechar pra dar um soco e depois abrir-la para voltar a posição inicial.
 - E você sabia que existe uma maneira mais fácil e automática pra facilitar sua vida ?
   A possibilidade acontece usando Constrains e Actions do Blender para abrir e fechar as mãos; Mas explicando por aqui fica difícil de entender, então deixo o meu Amigo, Pedro augusto mostrar no vídeo-tutorial que ele criou,como é todo esse processo:



    Percebendo pelo vídeo cria-se uma animação no Action editor do blender e depois associamos há um bone  que controla toda essa animação pelos constrains aplicado.
  -Outro detalhe: esse tutorial foi feito no Blender 2.49, Mas ainda é perfeitamente possível usar no 
Blender 2.60.
  
Um forte abraço e até a próxima!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Blender Art Magazine Nº 35


A Revista online gratuita Blender Art Magazine de Nº 35 acaba de sair do forno. E como todos sabem, seu     conteúdo é todo voltado para a divulgação e desenvolvimento do Blender 3D. Dessa vez o tema da revista foi Construção de personagens. Infelizmente houve um atraso no lançamento da revista que deveria sair em setembro, mas saiu só agora.

Quem quiser fazer o download da revista é só clicar aqui! 
Um forte abraço e até a próxima!

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Regras da composição

  Existem técnicas na área da Fotografia na parte da composição de imagens que podem ajudar em muito na hora de criar suas imagens ou renders, tornando-os cada vez mais atraentes. E elas serão bastantes úteis na hora de apresentar seu portfólio ou curriculum gráfico.
  É por essa questão que sempre recomendo um estudo básico de fotografia para o auxílio da composição de suas cenas. Com o intuito de ajudar os usuários iniciantes na área de computação gráfica, eu trouxe um artigo falando exatamente sobre como compor de maneira adequadas seus projetos e cenas, que foi publicado no site CGarena explicando sobre as regras da composição. Abaixo os tópicos que são abordados:
 
 Regras da composição:
 Depth of fields
 Movimentos no espaço
 Preenchimento da cena
 Pronfundidade de uma cena


DEPTH OF FIELDS


REGRA DOS TERÇOS


PROFUNDIDADE DA CENA


 Se você quiser ver o artigo é só acessar o endereço:

um forte abraço e até a proxima!



sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Blender 2.60



               Acaba de sair a  mais nova versão do programa gratuito mais famoso do mundo, o Blender 2.60!
               Baixei essa versão e posso dizer que está muito mais estável que as anteriores.
               Pra baixar o programa é só acessar o endereço da fundação blender que é : www.blender.org

Um abraço e até a próxima!


sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Aprendendo 3D na base

  Quando iniciamos em qualquer programa 3D, precisamos adquirir algumas noções sobre alguns conceitos básicos sobre 3D.
   Nas escolas em Matemática, aprendemos alguns conceitos de Geometria sobre os objetos Bidimensionais e     -Tridimensionais como arestas, linhas, semi-retas, planos e etc. E um pouco disso é aplicado nos programas 3D, mas não tão aprofundados. Por isso que conforme o nosso desenvolvimento vai sendo aprofundado, nós vamos lembrando das aulas de Geometria que tivemos na escola. E é com esse conhecimento e mais outros que todo usuário de qualquer programa 3D precisa conhecer quando está iniciando.
     Por isso que trago nessa postagem de hoje, um tutorial que saiu no site CGARENA explicando exatamente isso que acabei de escrever com o título : " O que é essa coisa 3D? " para todos os usuários iniciantes em qualquer programa 3D.











    Outros conceitos como nurbs, coordenadas 2D e 3D, vertex, edges, displace, faces são alguns conceitos  adquiridos no iniciar da caminhada para o aprendizado do iniciante. 
    Se quiser acessar o tutorial é só acessar aqui!
Um abraço e até a próxima!

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