sábado, 30 de abril de 2011

Iluminação com Spot – Light Scattering

Mestre e amigo "João Pedro" criou um vídeo tutorial muito interessante sobre Blender, ensinando a fazer Light Scattering. Pra quem não sabe o que é isso, é simplesmente quando a nossa visão percebe os raios luminosos entre os objetos. Na imagem abaixo podemos perceber esse comportamento da luz.



No tutorial joão Pedro mostra como criar essas luzes fantásticas
      
No blog do João  você pode encontrar muitas outras coisas interessantes sobre o Blender, é só
acessar: http://blenderevolution.wordpress.com/        

     Obrigado e até à próxima!!!

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Introdução ao Blender Nodes - Efeito Depth of Fields

    Desde que eu comecei a mexer no Blender sempre procurei por bons tutoriais na internet e nesses dias me lembrei de um antigo, mas muito valioso e ainda válido tutorial, que ensina como mexer no nodes editor ou editor de nós que ensina como fazer Depht of Field. 
   O autor do tutorial é o Mestre Cícero Moraes que já realizou incriveis trabalhos no Blender e autor de vários tutoriais na internet.
   Se quiser conhecer um pouco mais sobre o Cícero Moraes acesse o site:

Pra quem não sabe o que é depth of field é um efeito de profundidade de campo, em outras palavras, é uma desfocagem do fundo onde se quer destacar o objeto desejado. abaixo vou mostrar alguns exemplos: 


 fundo desfocado

primeiro e terceiro plano desfocado

outro com fundo desfocado

aqui a modelo ficou em destaque


antes do efeito

processo de desfocagem

composição dos nodes

efeito final. Muito legal não é?

   Agora que você ficou impressionado com o que viu e quer aprender a fazer esse efeito no Blender é só acessar o tutorial no endereço abaixo:

    Lembrando que  pode ser usado no Blender 2.57!
    Obrigado e até a proxima!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Blender 2.57- Chegou a versão estável.


  Depois de muita espera e de varias versões instáveis finalmente saiu o Blender 2.57 totalmente estável e com algumas novidades. 
  Essa versão conta com o novo splash screen e uma estabilidade muito melhor diante de suas versões anteriores, alpha e beta. sua interface melhorou e os recursos pra animação estão superiores as versões antigas da familia 2.4.
quem quiser fazer o Download do novo Blender é só acessar o site: www.blender.org
  Um abraço a todos e até a próxima!

terça-feira, 5 de abril de 2011

Site com modelos 3D de filmes de ficção ciêntifica pra download

 Esses dias me deparei com um fantástico site que disponibiliza modelos 3D pra download de filmes de ficção ciêntifica. Ele se chama http://www.scifi3d.com/.
 São incriveis modelos de vários filmes como Star wars, Blade Runner, Aliens, Babylon 5, Star Trek e outros.
 confiram nas imagens abaixo:


 Viatura de polícia do filme Blade Runner caçador de Androides.


Esse dispensa apresentações. 



Light Saber, Quem não queria ter um desses de verdade!

R2D2

Os modelos estão no formato max e 3ds. Para usa-los no Blender basta importar os modelos. 
Falow galera e até a próxima!

quarta-feira, 16 de março de 2011

Colorindo Quadrinhos no Photoshop

Essa semana encontrei um excelente tutorial de como colorir quadrinho no Photoshop. É tão completo que ensina noções de cores, luzes, sombras e texturas e a maneira adequada de como compor e colorir quadrinhos.

 Composição final.

 Colorindo por camadas.

As várias camadas pra colorização.

 Pra você que gosta de HQ e/ou deseja ser um grande desenhista do meio, não deixe de conferir esse tutorial, por que é um grande referencial da maneira correta de colorir História em quadrinhos.
 Pra acessar o tutorial é só acessar aqui!
 Obrigado e até a próxima!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

"As 10 regras básicas para composição de imagens"




  O site 3dtotal publicou uma matéria com 10 regras para a construção correta de uma imagem.
- Você me pergunta, por que preciso aprender isso?
- É Simples!
  Seguindo essas 10 regrinhas, você poderá ter composições de imagens muito mais atraentes, usar melhor o recurso de cores e contrastes, entender melhor o uso da forma e ser um grande profissional em destaque no mercado de trabalho na área em que você atua.
  O estudo não vale só pra fotografia, vale pra todas as áreas. 3D, 2D, animação, quadrinhos, cinema e por ai vai.

  Então é mais do que um pré-requisito ter esse conhecimentos em mãos, é uma obrigação!
  Em baixo eu deixo as 10 regras da composição de imagens:

  1-contraste
  2-layout
  3-balanço
  4-razão Áurea
  5-diagonais
  6-formato do quadro
  7-perspectiva
  8-direção
  9-spot cor
 10-diagonais
   
  Se você deseja ser um grande Design Gráfico compondo incríveis imagens não deixe de conferir esse incrível material. Acesse o site 3d total.
  Um abraço e até a proxima!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

A História Gráfica dos Vídeo Games


O site Ars Technica publicou uma linda matéria sobre a história e desenvolvimento gráfico dos vídeo games.
Quem presenciou essa época, assim como eu, vai relembrar com muito carinho dos jogos famosos como: Space Quest,  Day of the Tentacle, Gabriel Knight, Monkey Island  e tantos outros. A Matéria conta desde dos primeiros games até os dos dias de hoje. Uma observação na matéria é que são jogos criados para PC.
    
  

 Hoje em dia esses jogos estão classificados como Abandowares, traduzindo: não estão mais a venda e você pode baixar gratuitamente na Internet. 
 Se você quer acompanhar a matéria por completo basta acessar o link do site: 
 - Ars Technica.
Até a próxima!


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