sexta-feira, 29 de abril de 2011

Introdução ao Blender Nodes - Efeito Depth of Fields

    Desde que eu comecei a mexer no Blender sempre procurei por bons tutoriais na internet e nesses dias me lembrei de um antigo, mas muito valioso e ainda válido tutorial, que ensina como mexer no nodes editor ou editor de nós que ensina como fazer Depht of Field. 
   O autor do tutorial é o Mestre Cícero Moraes que já realizou incriveis trabalhos no Blender e autor de vários tutoriais na internet.
   Se quiser conhecer um pouco mais sobre o Cícero Moraes acesse o site:

Pra quem não sabe o que é depth of field é um efeito de profundidade de campo, em outras palavras, é uma desfocagem do fundo onde se quer destacar o objeto desejado. abaixo vou mostrar alguns exemplos: 


 fundo desfocado

primeiro e terceiro plano desfocado

outro com fundo desfocado

aqui a modelo ficou em destaque


antes do efeito

processo de desfocagem

composição dos nodes

efeito final. Muito legal não é?

   Agora que você ficou impressionado com o que viu e quer aprender a fazer esse efeito no Blender é só acessar o tutorial no endereço abaixo:

    Lembrando que  pode ser usado no Blender 2.57!
    Obrigado e até a proxima!

2 comentários:

  1. Sem saber, conseguia reconhecer de imediato quando um vídeo ou foto são amadores, porque não fazem uso do desfoque, ficando tudo tão superficial. É o desfoque o grande segredo das fotos e vídeos profissionais. Olha, sinceramente, a primeira foto não ficou legal, mas um "Depht of Field" (como você cita) muito forçado, chama mais atenção que a imagem em foco. O restante das fotos está excelente.

    ResponderExcluir
  2. Você tem razão, mas lembre-se que cada projeto conta uma história e muito importante saber quando usar certa técnica. Muito boa observação e obrigado.

    ResponderExcluir

Marcadores

Saiu Blender 2.61 com o novo render cycles

   O novo Blender 2.61 acaba de ser lançado e com uma grande novidade, seu novo renderizador integrado em seu sistema, o cycles . Que há tem...