quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Aprenda a fechar e abrir a mão automaticamente no Blender 3D

 Quem trabalha com animação 3D, sabe o quanto é difícil selecionar e animar cada dedo da mão pra criar uma ação no tempo. um exemplo disso é o abrir e fechar da mão, como quem vai fechar pra dar um soco e depois abrir-la para voltar a posição inicial.
 - E você sabia que existe uma maneira mais fácil e automática pra facilitar sua vida ?
   A possibilidade acontece usando Constrains e Actions do Blender para abrir e fechar as mãos; Mas explicando por aqui fica difícil de entender, então deixo o meu Amigo, Pedro augusto mostrar no vídeo-tutorial que ele criou,como é todo esse processo:



    Percebendo pelo vídeo cria-se uma animação no Action editor do blender e depois associamos há um bone  que controla toda essa animação pelos constrains aplicado.
  -Outro detalhe: esse tutorial foi feito no Blender 2.49, Mas ainda é perfeitamente possível usar no 
Blender 2.60.
  
Um forte abraço e até a próxima!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Blender Art Magazine Nº 35


A Revista online gratuita Blender Art Magazine de Nº 35 acaba de sair do forno. E como todos sabem, seu     conteúdo é todo voltado para a divulgação e desenvolvimento do Blender 3D. Dessa vez o tema da revista foi Construção de personagens. Infelizmente houve um atraso no lançamento da revista que deveria sair em setembro, mas saiu só agora.

Quem quiser fazer o download da revista é só clicar aqui! 
Um forte abraço e até a próxima!

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Regras da composição

  Existem técnicas na área da Fotografia na parte da composição de imagens que podem ajudar em muito na hora de criar suas imagens ou renders, tornando-os cada vez mais atraentes. E elas serão bastantes úteis na hora de apresentar seu portfólio ou curriculum gráfico.
  É por essa questão que sempre recomendo um estudo básico de fotografia para o auxílio da composição de suas cenas. Com o intuito de ajudar os usuários iniciantes na área de computação gráfica, eu trouxe um artigo falando exatamente sobre como compor de maneira adequadas seus projetos e cenas, que foi publicado no site CGarena explicando sobre as regras da composição. Abaixo os tópicos que são abordados:
 
 Regras da composição:
 Depth of fields
 Movimentos no espaço
 Preenchimento da cena
 Pronfundidade de uma cena


DEPTH OF FIELDS


REGRA DOS TERÇOS


PROFUNDIDADE DA CENA


 Se você quiser ver o artigo é só acessar o endereço:

um forte abraço e até a proxima!



sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Blender 2.60



               Acaba de sair a  mais nova versão do programa gratuito mais famoso do mundo, o Blender 2.60!
               Baixei essa versão e posso dizer que está muito mais estável que as anteriores.
               Pra baixar o programa é só acessar o endereço da fundação blender que é : www.blender.org

Um abraço e até a próxima!


sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Aprendendo 3D na base

  Quando iniciamos em qualquer programa 3D, precisamos adquirir algumas noções sobre alguns conceitos básicos sobre 3D.
   Nas escolas em Matemática, aprendemos alguns conceitos de Geometria sobre os objetos Bidimensionais e     -Tridimensionais como arestas, linhas, semi-retas, planos e etc. E um pouco disso é aplicado nos programas 3D, mas não tão aprofundados. Por isso que conforme o nosso desenvolvimento vai sendo aprofundado, nós vamos lembrando das aulas de Geometria que tivemos na escola. E é com esse conhecimento e mais outros que todo usuário de qualquer programa 3D precisa conhecer quando está iniciando.
     Por isso que trago nessa postagem de hoje, um tutorial que saiu no site CGARENA explicando exatamente isso que acabei de escrever com o título : " O que é essa coisa 3D? " para todos os usuários iniciantes em qualquer programa 3D.











    Outros conceitos como nurbs, coordenadas 2D e 3D, vertex, edges, displace, faces são alguns conceitos  adquiridos no iniciar da caminhada para o aprendizado do iniciante. 
    Se quiser acessar o tutorial é só acessar aqui!
Um abraço e até a próxima!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Matéria falando sobre o Rei leão 3D

   Saiu uma matéria na Fxguide falando da conversão do filme Rei leão para 3d. Mas não é uma animação em 3d onde os personagens são modelados e animados, mas sim, usando o antigo filme animado para uma nova tecnologia dos dias de hoje em projeção 3d.
   Há uma breve entrevista, inclusive um vídeo mostrando os bastidores dessa conversão. Os cinéfilos de plantão, como eu, esperam ansiosamente o filme chegar nas telas.













A materia publica se encontra nesse endereço:


um abraço e até aproxima!

Site com estudos de articulação para personagens 3D



Depois de modelarmos um personagem 3D pra animação, ainda precisamos associar ossos para influencia da       articulação dos membros nos pontos certos. Usando o conhecimento correto nesses momentos ajuda bastante, principalmente quando perdemos horas e horas ajustando o lugar certo do Bone, ou osso.
  E o site Articulation, se especializou em divulgar seus estudos para que profissionais possam usufruir desse conhecimento para um melhor aproveitamento de seus trabalhos.




  O que você pode encontrar nesse site é:

  - Modelation for Articulation
    Nesse tópico será mostrado a modelagem correta dos vértices para
    ter uma topologia na hora de associar com os bones.
  - Articulation Theory
    Uma pequena teoria sobre, mas de grande importancia para o estudo das articulações.
  - Mesh Clean Up
    Ainda em contrução.
  - Articulation the body
    Estudos das articulações do corpo.
  - Articulation the Face
    Estudos das articulações da face.

    Se quiser acessar o site é só clicar aqui!
    Bons estudos e até a próxima!


     

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